A devoção esquecida que Nossa Senhora pediu para garantir a salvação das almas (inclusive a sua).
Durante 5 Primeiros Sábados consecutivos, participe desta devoção conosco e ofereça-a como um ato de amor e reparação.
Sábado 2 de agosto às 9h30 – Primeiro Sábado – Basílica Nossa Senhora do Rosário
Deixe suas intenções. Os Arautos rezarão por você.
A Devoção dos 5 Primeiros Sábados do mês foi revelada pela própria Virgem Maria à Ir. Lúcia, uma das videntes de Fátima.
Aconteceu no dia 10 de dezembro de 1925, em Pontevedra, na Espanha.
A Santíssima Virgem apareceu à irmã, trazendo o Menino Jesus, e mostrou-lhe o seu Imaculado Coração cercado de espinhos, símbolo das ofensas e ingratidões dos homens.
Nossa Senhora, então, fez um pedido claro e comovente:
“Vê, minha filha, o meu Coração cercado de espinhos que os homens ingratos a todo momento Me cravam com blasfêmias e ingratidões.
“Tu, ao menos, procura consolar-Me e dize que a todos aqueles que, durante cinco meses, no primeiro sábado, se confessarem, receberem a Sagrada Comunhão, rezarem um Terço e Me fizerem companhia durante quinze minutos, meditando nos mistérios do Rosário com o fim de Me desagravar, Eu prometo assistir na hora da morte com todas as graças necessárias para a salvação dessas almas”.
Foi o próprio Jesus quem, mais tarde, explicou à Ir. Lúcia o motivo de serem cinco sábados: para reparar cinco espécies de ofensas cometidas contra o Coração Imaculado de Maria.
Segundo o que Nosso Senhor revelou, as cinco espécies de ofensas que exigem reparação são:
As blasfêmias contra a Imaculada Conceição
As blasfêmias contra a Virgindade Perpétua de Maria
As blasfêmias contra a Maternidade Divina, recusando reconhecê-La como Mãe dos homens
Aqueles que procuram infundir nos corações das crianças o desprezo ou a indiferença para com Ela
Os que ultrajam diretamente suas santas imagens
Durante cinco primeiros sábados consecutivos, deve-se cumprir, com amor e espírito de reparação, os seguintes atos:
Confissão sacramental
Pode ser feita até 8 dias antes ou depois, com a intenção de desagravar o Imaculado Coração de Maria.
Comunhão eucarística
Receber a Sagrada Comunhão em estado de graça, com o mesmo espírito reparador.
Recitação do Terço
Recitar com devoção ao menos um Terço (cinco mistérios) neste dia.
Meditação de 15 minutos sobre os mistérios do Rosário
Fazer companhia à Virgem Maria, meditando por 15 minutos sobre um ou mais mistérios do Rosário – além da recitação do Terço. Esta meditação pode ser silenciosa, pessoal ou guiada.
Todos esses atos devem ser feitos com o desejo de reparar as ofensas cometidas contra o
Imaculado Coração de Maria.
Ao pedir a Devoção dos 5 Primeiros Sábados, Nossa Senhora também fez uma promessa extraordinária àqueles que a praticarem com devoção:
“A todos aqueles que, durante cinco meses, no primeiro sábado, se confessarem, receberem a Sagrada Comunhão, rezarem um Terço e Me fizerem companhia durante quinze minutos, meditando nos mistérios do Rosário com o fim de Me desagravar, prometo assistir na hora da morte com todas as graças necessárias para a salvação dessas almas”.
(Aparição em Pontevedra, 10 de dezembro de 1925)
Essa promessa é conhecida como a graça da perseverança final: o auxílio da Mãe de Deus na hora da nossa morte, com todas as graças necessárias para morrermos em estado de graça, salvos, na prática da virtude.
A morte define o nosso destino eterno.
Essa promessa é um consolo imenso para quem teme este dia.
Nossa Senhora promete:
– Estar presente no momento decisivo de nossa vida
– Obter para nós todas as graças que precisamos para nossa salvação
Essa promessa não é uma “garantia mágica” de salvação, como se bastasse cumprir externamente os cinco sábados.
A devoção precisa ser feita com fé viva, amor e espírito de reparação, unida a uma vida cristã sincera.
(Nossa Senhora em Fátima)
Essa devoção é, acima de tudo, um chamado à conversão e à fidelidade, selado com uma promessa de misericórdia para os que se consagram à Mãe de Deus.
Em cada primeiro sábado do mês, celebramos a Santa Missa em espírito de reparação ao Imaculado Coração de Maria. É uma oportunidade preciosa de corresponder ao pedido do Céu e tornar-se uma alma reparadora.
Se você ainda não começou, este é o momento.
Se já começou, persevere.
E se já completou os cinco sábados, continue: o Imaculado Coração de Maria jamais se cansa do amor dos filhos que A consolam.
Celebrações do Primeiro Sábado do mês
em diversas cidades
Transmissão ao vivo por esta página
Ofereça sua presença, suas orações e sua Comunhão como um ato de amor e reparação.
Nossa Senhora espera por você.
Dúvidas frequentes sobre a devoção
Não. A Confissão pode ser feita dentro de até 8 dias antes ou depois do Primeiro Sábado, desde que a pessoa esteja em estado de graça ao comungar e tenha a intenção de desagravar o Imaculado Coração de Maria. Se necessário, essa intenção pode ser renovada no momento da Confissão.
Não. A meditação é algo distinto da recitação do Terço. Ela consiste em passar ao menos 15 minutos refletindo sobre os mistérios do Rosário – pode ser feita em silêncio ou com auxílio de um texto meditativo. Pode-se escolher um mistério por sábado ou vários, conforme desejar.
Sim. Para atender ao pedido de Nossa Senhora, é necessário cumprir os cinco primeiros sábados de forma consecutiva. Se um for interrompido, recomeça-se no próximo primeiro sábado disponível. Não desanime: cada ato de amor já consola o Coração da Mãe.
Sim, e é até recomendado! Após cumprir os 5 Primeiros Sábados, você pode continuar praticando essa devoção mês após mês, como uma forma habitual de vida reparadora. O Céu se alegra com cada coração que consagra seu tempo ao Imaculado Coração de Maria.
A transmissão atende apenas alguns dos pedidos feitos por Nossa Senhora: a meditação e a recitação do Terço. A Confissão e a Comunhão devem ser recebidos de forma sacramental.
Os Arautos do Evangelho são uma Associação Internacional de Fiéis de Direito Pontifício, a primeira desse tipo estabelecida no século XXI pelo Santo Padre São João Paulo II.
Evangelizar através da beleza é um traço importante no carisma da Associação. O canto gregoriano, a música sacra e o zelo na Liturgia são elementos marcantes na espiritualidade que promovem em todo o mundo.
A fidelidade à Santa Igreja é um pilar que contribui para o desenvolvimento contínuo dos Arautos do Evangelho ao redor do mundo, permitindo-lhes promover a Fé Católica através de várias formas de apostolado nos cinco continentes.